Alberti (1404-1472) “O Quadro é um corte de plano da pirâmide visual”

«O Renascimento conseguiu, deste modo, racionalizar por completo, matematicamente, uma imagem do espaço previamente unificado sob o ponto de vista estético. Isto implicava, como vimos, a abstracção profunda da estrutura psicológica do espaço e o repúdio da autoridade dos Antigos. Tornava-se agora possível representar uma estrutura espacial, sem ambiguidades, coerente, dotada de extensão infinita (dentro dos limites da «linha da visão»), em que os corpos e as distâncias de espaço vazio entre eles se amalgamavam harmoniosamente, num corpus generaliter sumptum. Dispunha-se de uma regra válida, na generalidade matematicamente defensável. Com ela se poderia definir «a que ponto devem duas coisas estar afastadas, a que ponto aproximar-se, para se combinarem por forma a que a inteligibilidade do tema não seja afectada pela sobrecarga, nem diminuída pela dispersão.»
Erwin Panofsky, A Perspectiva como Forma Simbólica (1927), Lisboa, Edições 70, s.d., p. 59.

perspectiva

Representação perspectiva do «quadrado de fundo» de tipo quadriculado, segundo Leon Battista Allberti Em cima, à esquerda: desenho preparatório executado n próprio painel, semelhante à representação dos _Lorenzetti (ortogonais do quadrado do chão reduzido). Em cima, à direita: desenho auxiliar executado numa folha à parte (alçado da «pirâmide visual», que fornece as distâncias das linhas transversais, v, w, x, y, z). Em baixo: desenho final (transferência das distâncias em profundidade, conseguidas no desenho auxiliar, para o desenho preparatório; a diagonal serve apenas para se controlar os resultados).

consultar postais no blogue do curso- A arte moderna e antes e depois- aqui ; aqui e aqui .

Ver também:


Linear Perspective: Brunelleschi's Experiment: An introduction to Filippo Brunelleschi’s experiment regarding linear perspective, c. 1420, in front of the Baptistry in Florence 

Jean Pélerin, De artificiali perspectiva, 1505

Please follow and like us:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *